sábado, 31 de outubro de 2009

A Criança que não come.

O que fazer com aquela criança que não tem apetite, come pouco e parece não se interessar pelos alimentos?


Isto pode ser apenas uma caracteristica individual, uma fase da criança, mas também pode indicar um problema verdadeiro e por isso merece uma análise mais elaborada de suas causas para direcionar o tratamento e indicar complementos alimentares apropriados para a criança.
Quando a criança "não come"faz crescer a preocupaçao da família pois a boa nutriçao é essencial para a saúde e a longevidade.
A anorexia verdadeira é aquela onde existe realmente uma doença como causa da inapetência. Na infância estas causas são variáveis, de acordo com a fase em que a criança se encontra, o estado emocional,nutricional e de saúde no momento. Estes devem ser analisados pelo médico assistente para determinar o verdadeiro motivo da falta de apetite. Se existe uma doença real por  trás da inapetência, investigar, diagnosticar e tratar a causa, pois somente assim o apetite retornará.
O fato da criança nao querer comer pode gerar um clima de tensão nos horários da refeiçoes, muitas vezes causando discussões familiares.Este fato quando se repete e se prolonga faz com que a criança perceba que a "hora da comida"é um problema: obrigam a criança a comer e aí então o prazer da alimentaçao já não existe e a refeição é rejeitada, mesmo. Nestes casos, algumas crianças têm nauseas e até vomitam, só de olharem para o prato de comida.
Na anorexia falsa, os pais e familiares, algumas vezes têm dificuldade de avaliar as quantidades reais de alimentos para as crianças e podem exagerar nas quantidades toleráveis . Na anorexia falsa, a criança come pouco, na avaliaçao dos pais, mas apresenta boa saúde e crescimento normal. Quando são pequenas, um pouco abaixo da média de peso e altura para a idade, mas sem nenhum sinal ou sintoma de doença, deve-se levar em conta a tendência genética, o biotipo familiar.
Algumas crianças, ainda, são seletivas, escolhem muito o que querem comer, e se os pais cedem com facilidade às escolhas exageradas das crianças, pode ser que elas queiram somente guloseimas, alimentos com alta taxa calórica e baixo valor nutritivo o que pode gerar uma criança obesa e mal nutrida, paradoxalmente.
O diagnostico e tratamento da "falta de apetite"na infância devem ser dirigidos para os fatores causais e às consequencias organicas e psicossociais por ela gerados. Vale ressaltar que a administraçao de remédios, ditos "para abrir o apetite"não funcionam pois não existe medicamento específicos para estimulação do apetite que tenha resultados comprovados. Existem no mercado apenas polivitamínicos associados à anti-histamínicos.  Lembramos que polivitamínicos são medicamentos e que só devem ser usados sob prescriçao do Pediatra, pois quando utilizados por tempo prolongado podem até mesmo inibir o apetite.
O uso de complementos alimentares podem ser utilizados pois tem compostos de proteínas, vitaminas, minerais na proporçao ideal, mas nunca devem substituir uma refeiçao.
Mais uma vez, é importante salientar que devemos investigar e tratar a verdadeira causa da inapetência pois ela é um sinal de que alguma coisa não vai bem, com a criança.

Um comentário:

  1. Nossa, estou tendo uma grande dificuldade em fazer minha pequena comer, tem dias que nao quer comer nada de mistura, somente arroz e feijao, me sinto tao mal, coloco na cabeça que o problema é meu, e que tenho que solucionar.. preciso de algumas receitas para driblar e fazer com que a Maria Eduarda coma. me ajuda, por favor

    ResponderExcluir